Velocidade ''ainda''tem nome: Eliud Kipchoge

As maratonas possuem sempre 42,195 quilômetros de distância, nem mais nem menos. 
-A prova é feita em homenagem ao mensageiro grego Fidípides (Pheidippides em alguns lugares). Em 490 a.C., ele teria corrido da planície de Maratona até Atenas para avisar que o Exército persa tinha sido derrotado pelos soldados gregos. Mas Fidípedes percorreu 40 […]

 

Ele é considerado por muitos o maior maratonista da história - Eliud Kipchoge (Kapsisiywa, 5 de novembro de 1984) é um fundista queniano, bicampeão olímpico e campeão mundial especializado em provas de pista de longas distâncias e na maratona, e vencedor das maratonas de Londres, Chicago, Berlim e Roterdã.

 Recordista mundial da maratona, é considerado o maior maratonista de todos os tempos. Em 12 de outubro de 2019 participou do evento INEOS 1:59 em Viena, Áustria, onde conseguiu ser o primeiro homem na história a percorrer os 42,195 km abaixo de duas horas, com o tempo de 1:59:40. 


A marca, porém, não é reconhecida oficialmente, por ter sido conseguida numa corrida atípica, nem reconhecida como recorde mundial. Iniciando a carreira como corredor de pista e de cross-country, em 2003, aos 19 anos, venceu o Campeonato Mundial Júnior de Cross-Country, estabelecendo um novo recorde mundial para a categoria nos 5000 m e logo em seguida conquistou a medalha de ouro na mesma prova do Campeonato Mundial de Atletismo de Paris, entre os adultos, derrotando o recordista mundial dos 1500 m e futuro bicampeão olímpico Hicham El Guerrouj, do Marrocos, em cima da linha de chegada.


 No ano seguinte, ficou com a medalha de bronze na prova nos Jogos de Atenas 2004.


Em 2007 ele conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Osaka, no Japão, e no ano seguinte outra prata também nos 5000 m de Pequim 2008, sua segunda medalha olímpica.


- Depois de participações em campeonatos mundiais sem medalhas e fracassar em conseguir uma vaga na equipe queniana para Londres 2012, Kipchoge fez a transição das pistas para as ruas e para distâncias mais longas, passando a disputar meias-maratonas e maratonas. Em 2012, estreou na distância dos 21,1 km na Meia-Maratona de Lille, na França, correndo em menos de uma hora – 59:25 – e conseguindo o terceiro lugar em sua estreia nesta prova.


No início de 2013 ele venceu a Meia Maratona de Barcelona e em abril fez sua estreia na maratona, vencendo a Maratona de Hamburgo, com o tempo de 2:05:30, recorde do percurso alemão que se mantém até 2016, mais de dois minutos na frente do segundo colocado. 


-Em setembro do mesmo ano disputou a Maratona de Berlim, melhorando sua marca em mais de um minuto para chegar em segundo lugar com 2:04:05, então o quinto melhor tempo em maratonas, atrás do compatriota Wilson Kipsang que na mesma prova estabeleceu um novo recorde mundial para a distância.


O ano de 2014 marcou o começo do domínio absoluto de Kipchoge nas mais importantes maratonas do mundo pelos dois anos seguintes, sempre com tempos rapidíssimos, vencendo a Maratona de Roterdã (2:05:00, com vento contra) e a Maratona de Chicago (2:04:11) neste ano, a Maratona de Londres (2:04:42) e a Maratona de Berlim (2:04:00) em 2015,com uma segunda vitória consecutiva em Londres em 2016, quando venceu a prova em 2:03:05, sua melhor marca pessoal e a então oficialmente a terceira mais rápida da história da maratona.

Comentários