-Como goleiro foi ídolo no galo mineiro, dedicou - se a política como vereador e deputado estadual/MG. *João Leite da Silva Neto (Belo Horizonte, 13 de outubro de 1955) é um político e ex-futebolista brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira.
Teve grande destaque no Atlético Mineiro nas décadas de 70 e 80, atuando como goleiro.
Natural de Belo Horizonte, João Leite é licenciado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.
Sua vida profissional começou como atleta de futebol, jogando como goleiro no Clube Atlético Mineiro. Também jogou no Guarani de Campinas, no Vitória de Guimarães, em Portugal e na Seleção Brasileira, quando foi comandada por Cláudio Coutinho e Telê Santana, em 1981 e 1982.
Em sua vida de atleta, João Leite foi o jogador que mais vestiu a camisa do Galo: 684 vezes, tendo conquistado 10 títulos estaduais e uma Conmebol.
Com a camisa da Seleção Brasileira, João Leite disputou apenas seis jogos oficiais, segundo números do livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. João Leite sofreu quatro gols nas seis partidas.
-Ao lado de Baltazar, o "Artilheiro de Deus", é considerado o mentor maior do grupo dos atletas de Cristo do futebol brasileiro. E foi também o primeiro evangélico a entregar uma bíblia ao goleiro adversário, antes do início dos jogos, e outras duas para os reservas. Parou com a iniciativa quando o massagista do Cruzeiro jogou um dos exemplares na cabeça de um bandeirinha que teria marcado impedimento inexistente durante um clássico Galo e Cruzeiro, em 1978, no Mineirão.
Pesquisa: Magno Moreira

Comentários
Postar um comentário