Decacampeão! América-MG relembra feito histórico

 

Imagine seu time ser campeão por dez vezes ? ..... dez vezes seguidos! Temos um caso desses no mundo da bola, e no Brasil! Um dos maiores feitos da história do América-MG, que orgulha qualquer torcedor do clube, é a conquista do decacampeonato. 

De 1916 até 1925 o América-MG reinou absoluto no futebol mineiro. A façanha colocou o clube no livro dos recordes, como a primeira equipe de futebol do mundo a conquistar dez títulos seguidos. 

Depois do América-MG, apenas o ABC de Natal realizou conseguiu o mesmo feito. 

Um dos presidentes do América-MG, Afonso Celso Raso, relembra a conquista. - Só de estar no livro dos recordes já é uma situação inusitada. É o primeiro clube a conquistar dez campeonatos em sequência. 

O ABC de Natal é o segundo clube a conseguir esse feito. 

Na história do futebol, o registro é que só esses dois clubes conseguiram ganhar dez campeonatos seguidos. Afonso ressalta a dificuldade de se conquistar dez campeonatos seguidos. Como o América-MG tinha um time muito bom e estava levando todos os títulos, as outras equipes se uniam contra o clube. - Muito difícil. 

Tanto que até hoje a gente ver considerar tricampeão quem venceu três campeonatos intercalados. Como é o Brasil, pentacampeão da Copa do Mundo porque ganhou cinco campeonatos, mas jamais em sequência. Em sequência é que é difícil, você manter o título no ano seguinte e conquistar novamente. 

O futebol nos mostra isso, contra o campeão todos se unem. Todo mundo quer ganhar do campeão. É difícil manter a supremacia por tantos anos. 

O historiador do clube alviverde, Carlos Paiva, escreveu uma enciclopédia contando os cem anos da história do América-MG. Ele lembra que alguns campeonatos não terminaram como deveria, já que os outros times desistiram da disputa. 

 - Alguns campeonatos não terminaram da forma normal, o de 1925, de 1924, de 1922. Era uma prática muito comum, não só no Brasil, mas no mundo, a prática do W.O. (quando o time não comparece ao jogo), de entregar os pontos. Se um time achava que não tinha chances de ser campeão, ele desistia do campeonato.Em 1924, o Atlético-MG viu que não tinha condições de vencer e simplesmente não disputou o segundo turno. 

 No Campeonato Mineiro de 1925, o América-MG montou uma seleção. O presidente do clube trouxe jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo para jogar na equipe e assustou os adversários. 

 - Em 1925 aconteceu algo ainda pior. O América-MG montou um esquadrão. Veio um time tão forte que assustou os outros times. 

O único adversário que todos tinham certeza que podia tirar o time do América-MG era o Atlético-MG, que era um time muito forte. O América-MG ganhou de 4 a 1. Em seguida formaram a seleção mineira para disputar o campeonato brasileiro de seleções. A seleção mineira tinha dez jogadores do América-MG, e venceu a seleção carioca por 6 a 1. 

Os outros times de Minas se reuniram e entregaram os pontos, todos perderam por W.O., entregaram os jogos para o América-MG. 

A Liga exigiu que os outros times fizessem um documento, protocolado e assinado por todos, considerando o América-MG campeão. O América-MG foi campeão com um jogo só. E não existe um vice-campeão em 1925 porque todos desistiram.


Comentários