João Furão, a lenda, anos 50, primeiro ídolo do futebol cianortense

Muito antes de Quaresminha, Barbieri, Felipe Pinto, Geancarlo, Maicon Gaúcho, Valdiram e Xavier, o futebol cianortense tinha em João Furão um ídolo equiparado, nos anos 50 e 60 a Coutinho o ex atacante do Santos. Há aqueles que garantem que Furão era ainda melhor que o já citado artilheiro da Vila Belmiro.

O CAFE, pioneiro time de futebol de Cianorte ainda amador tinha o seguinte escrete - Baruc, Bope, Flecha de Prata, Corbél, Licurgo, Juvenal maluco, Meio dia, Tião doido,  João Furão e  Jorjão Delegado.  
João Furão, o primeiro grande ídolo do nosso futebol, marcou quatro gols olímpicos num só jogo, o referido prélio foi no final da década de 50 entre Cianorte x Campo Mourão, em 1959, no campo da Peneira, vitória cianortense por 7x3. Furão era um cearense alegre e jovial, era mais um nordestino '' boa praça''do estado do ceará e é pai do cantor e compositor Charles Nascimento, autor do hit ''bicicleta envenenada''. 

A façanha dos quatro gols olímpicos foi validada após minuciosa decisão do BAR, ''o bar sem lona do Antonio Dias, o  Bar do tonho, o VAR da época, era o local onde se fazia as resenhas e brigas que ficava restrita aos palavrões quando cada um queria fazer valer sua tese, mas nada de vias de fato, todos eram amigos e vizinhos de chácara ou de outros lotes. 

 😜 POR MAGNO MOREIRA 😊 
                                👀Pesquisa - Magno Moreira em 2011, atualizado em 2021

Comentários