Potência nos anos 20, o Uruguai, conhecido por Celeste Olímpica foi campeão dos últimos torneios de relevância antes da criação da Copa do Mundo e fez história nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, daí o apelido ''Celeste Olímpica''
👉Por ter dois títulos de Copa e dois olímpicos o em 2010, a FIFA reconheceu as quatro estrelas de campeão mundial no uniforme do Uruguai (Mauro PIMENTEL / AFP)
😀O Uruguai, país sede da primeira copa do mundo de futebol, era a seleção considerada modelo de bom futebol, tinha status de bimundial por ser bi - olímpica, 24 e 28, vale destacar que, no masculino, o futebol olímpico já foi considerado um Campeonato Mundial até a realização da primeira Copa. Depois disso, por divergências políticas, e principalmente comerciais, a FIFA decidiu que somente atletas amadores poderiam participar do torneio olímpico. Isso ocorreu porque a FIFA, temerosa de que o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos fizesse frente à sua principal competição (produto), criou uma série de limitações à participação dos atletas e, principalmente, não incluiu a competição em seu calendário oficia.
Assim, até os Jogos de 1984, somente atletas amadores, sem contrato de trabalho, poderiam participar.
Em 1984, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo importante para o esporte pois, com o desinteresse constante do público, recebeu permissão de levar jogadores que eram profissionais, mas que nunca haviam disputado a Copa do Mundo.
Desde Barcelona-1992, o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos passou a ser disputado por atletas sub-23, com a permissão da convocação de até 3 atletas com a idade acima desta, independente de terem ou não disputado Copas do Mundo. A FIFA, porém, não obriga os clubes a cederem seus atletas maiores que o 23 anos para as Olimpíadas, por não considerar os Jogos Olímpicos como um torneio oficial. Por isso, é muito difícil para um atleta masculino conquistar os 2 torneios. Só para se ter uma ideia, até hoje, nenhum jogador que terminou o torneio olímpico como artilheiro conseguiu repetir o feito na Copa do Mundo.
👀PESQUISA: ALANA DE MORAES PEREYRA


Comentários
Postar um comentário