História das copas: ''Os quarentões dos mundiais''

 

👀Colombiano Mondragón, atuou em jogo de copa com 43 anos de idade👍

''Roger Milla''
Milla


Talvez o mais importante ícone de reconhecimento do futebol africano no mundo, Milla fechou de vez sua longa carreira em 1997, aos 45 anos, pelo time indonésio do Putra Samarinda. Após parar, tentou organizar um torneio de futebol entre pigmeus para levantar recurso para saúde e educação, mas o projeto fracassou, causando escândalo: os pigmeus foram aprisionados e mal alimentados quando chegaram a Yaoundé, além de terem sido xingados pelo público pagante. A bilheteria registrou apenas cinquenta ingressos vendidos. 
Milla, hoje aposentado

Em copas, foi no mundial dos Estados Unidos que ele entraria de vez para a história das copas, mais especificamente para as estatísticas do torneio; tornou-se, aos 42 anos e 39 dias, o mais velho atleta a disputar a competição até então, quebrando a marca do norte-irlandês Pat Jennings. 

A marca histórica de Milla só seria quebrada no mundial de 2014, quando o goleiro colombiano Faryd Mondragón, aos 43 anos e 3 dias, participou da vitória de sua seleção sobre o Japão. Milla, entretanto, ainda é o mais velho a marcar um gol em uma Copa: foi dele o "gol de honra" da goleada de 6 a 1 que o país sofreu da Rússia - a partida ficaria marcada ainda por outro recorde, o de maior artilharia em um único jogo de Copa, para o adversário Oleg Salenko, autor de 5 gols. 

                                        👉Recorde atual em copas: 
Aos 45 anos, o goleiro egípcio Essam El-Hadary  tornou-se no mundial da Rússia em 2018 o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. O veterano entrou em campo na partida contra a Arábia Saudita,o atleta tinha 45 anos e cinco meses, quando atuou no gol do Egito pela última rodada do Grupo A, e superou o recorde que era do colombiano Faryd Mondragón que atuara com 43 anos de idade.

Comentários